SaibaMais-SIA-Psicossocial

SAÚDE MENTAL

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Fonte: Ministério da Saúde. FIOCRUZ [Internet]. s.d. Disponível em  https://pensesus.fiocruz.br/saude-mental

A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade. A Rede de Cuidados em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas foi pactuada em julho de 2011, como parte das discussões de implantação do Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, e prevê, a partir da Política Nacional de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral em Hospitais Gerais.

Os atendimentos são registados no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), este último, através da Autorização de Internação Hospitalar (AIH).

Fonte: adaptado de Ministério da Saúde. DATASUS [Internet]. s.d. Disponível em http://datasus.saude.gov.br/sistemas-e-aplicativos/hospitalares/sihsus e  [Internet]. s.d. Disponível http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=060102